sexta-feira, 1 de abril de 2011

O 1º #primeirodeabril do sei lá HAHA'


Eu pensei seriamente em que mentira contar para vocês no 1º dia da mentira do blog, mas não cheguei seriamente a nenhuma conclusão. Daí eu comecei a pensar, como tudo isso começou?
Porque primeiro de abril é o dia da mentira?
Alguém saberia me explicar?
Como eu achei que ninguém ia saber mesmo, resolvi pesquisar. No site da Mundo Estranho eu encontrei a origem, que conto agora para vocês.

Na França, no começo do século XVI (1501-1600), o ano novo era comemorado em 25 de março, e as festas terminanvam só em 1º de abril. Só que em 1562, o papa Gregório XIII (1502-1585) criou um novo calendário para todo o mundo cristão (conhecido como calendário gregoriano), em que o ano novo caía em 1º de janeiro. O rei francês (na época Carlos IX) só seguiu o decreto do papa em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, a ignoraram ou simplesmente a esqueceram, continuaram comemorando na antiga data. Daí um povinho começou a zuar quem comemorava na antiga data, os chamavam de "bobos de abril" e enviavam presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Com o tempo, a zuação se espalhou por todo país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo, e todos mentem e zoam com todos no dia 1º de abril.

E antes que vocês falem que eu estou mentindo, deixo o link de onde eu tirei a história do dia da mentira para vocês:
http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_285795.shtml

Aproveitem o dia para mentir direito, e sobre tudo que quiserem, pois é só uma vez ao ano.
Boas mentirinhas para vocês!